Por que algumas pessoas tem a língua branca?

Depois de escovar os dentes, você olha sua língua no espelho e percebe que ela está um pouco pálida, sem aquele rosado habitual. Muitas vezes é fácil identificar a razão dessa coloração, que pode ser um sintoma de um processo infeccioso, mas isso nem sempre acontece.
Para quem não sabe, existe um método de diagnóstico baseado na observação da língua, esse processo se chama glosodiagnosis e é utilizado na medicina tradicional chinesa. Observa-se tanto a cor quanto espessura da língua, além de anormalidades no revestimento do apêndice lingual ou a saburra.
Precisamos lembrar que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem.
Chama-se saburra a camada esbranquiçada que geralmente se forma sobre a língua, geralmente consiste em bactérias inofensivas, células velhas e restos de alimentos. Mas nem sempre esse é o caso, e a saburra pode indicar problemas de saúde.
A má higiene oral é a razão mais comum. Os especialistas recomendam a escovação suave da língua, pelo menos uma vez ao dia. Assim, a pessoa evita que as células mortas se acumulem, a cor esbranquiçada, o mau-hálito e aquele sabor desagradável.
Agora, se você mantém uma higiene bucal correta, mas sua língua continua esbranquiçada, e não tem qualquer problema de saúde, pode ser um reflexo de mudança em sua alimentação. Se você possui uma dieta muito líquida, é possível que se forme saburra lingual, já que, habitualmente, são os alimentos sólidos que passam por sua língua que contribuem para a retirada de células mortas.
A Candidíase oral, é uma infecção da mucosa da boca, que primeiro se manifesta como pontinhos brancos e quando a infecção se intensifica formam-se placas de cor branca, tanto na língua quanto nas mucosas bucais. A maioria das pessoas possuem Candida Albicans – uma espécie de fungo, que não é ofensivo à saúde humana – mas, pode acontecer de a imunidade do organismo baixar, ou quando se ingere antibióticos, que faz com que o número desses germes aumente e seja necessário tratamento médico.


A língua branca soa como um dos sintomas mais comuns quando se sofre de gastrite ou outro problema estomacal. Se esse é o caso, além desse sintoma, a pessoa irá notar que sua barriga está inchada, sente dores no estômago, em alguns casos até náuseas e diarreias. Nessas situações, o certo a se fazer é buscar um médico. Uma vez que o problema estomacal esteja resolvido, a língua voltará a sua cor naturalmente saudável.
O embranquecimento da língua também pode aparecer como sintoma de uma doença sexualmente transmissível, como a sífilis. Nesses casos, o problema com a língua deve ser colocado em segundo plano, para que a verdadeira causa seja resolvida. É importante mencionar que a saburra lingual não está relacionada ao câncer bucal e não deve ser confundida com a doença de Bowen, que apresenta placas esbranquiçadas ou avermelhadas.

Então pessoal, vocês já conheciam essas causas? Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!
Leia mais...

7 opções secretas do Android que 90% dos usuários desconhecem

Em novembro do ano passado, a estimativa era de que 95,5% dos smartphones vendidos no Brasil eram Androids. Uma estimativa que não é tão surpreendente assim, levando-se em consideração que, em nosso país, os aparelhos – qualquer um – da empresa Apple são muito mais caros e possuem um sistema operacional, considerado pela maioria das pessoas, complicado.
Vejamos, quantas pessoas que você conhece usam Android? E não precisa ir muito longe, enumere apenas as pessoas que moram com você, estudam e/ou trabalham e seus amigos mais íntimos. A maioria usa qual tipo de sistema operacional? Será que a resposta foi Android? Se não for, você é um dos poucos.
Precisamos lembrar que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem.
E foi pensando na quantidade de pessoa que possuem e utilizam esses SO e não conhecem a quantidade de benefícios que ele pode oferecer, é que nós aqui da redação da Fatos Desconhecidos selecionamos uma listinha com X opções secretas do Android que 90% dos usuários desconhecem. Confira:

1 – Economizar energia
Para ajudar a economizar energia escolha um papel de parede de cor mais escura ou preta. Assim, a iluminação automática de pixels irá se desabilitar, então você vai notar que o celular começará a economizar mais bateria. Essa opção ainda não está disponível para todos os Android, mas existe, por exemplo, na maioria dos smartphones Samsung. Experimente!

2 – Converter texto em áudio
Além de ler um artigo você também pode ouvi-lo. Se você é daquele tipo de pessoa que prefere ouvir informações a ler, vá até em Configurações/Acessibilidade/TalkBack.

3 – Gerenciamento remoto de dispositivos
Caso você perca seu telefone, por qualquer motivo, com essa configuração ativada você será capaz de restaurar seus dados e bloquear o aparelho através dessa página. Para isso, vá em Configurações/Geral/Segurança/Administração do dispositivo e acione Gerenciador de dispositivo Android.

4 – Ativar o “modo convidado”
Se você quiser emprestar seu telefone para alguém, mas não quer que essa pessoa tenha acesso ais seus arquivos pessoais, basta utilizar o “modo de visitante” (que pode ser encontrado em Configurações), depende do modelo de cada aparelho. Para ativar o “modo visitante” é preciso alterar as configurações de desbloqueio de tela e selecionar os aplicativos que podem ser usados pelo convidado.

5 – Zoom de toque
Pessoas com problema de visão sofrem sem saber que existem meios de facilitar a vida dessas pessoas. Por exemplo, você pode ir em Configurações/Acessibilidade/Zoom Touch – ou, Gestos de Ampliação. Depois disso, é possível aumentar a tela apenas dando um toque duplo.

6 – Usar smartphone com movimentos de cabeça
Sabe aquele momento em que você está fazendo um monte de coisas ao mesmo tempo e quer mexer no celular, mas não pode porque está com as mãos ocupadas. Existe solução para esse problema. Você pode instalar o aplicativo EVA Facial Mouse, o qual irá te permitir gerenciar o aparelho simplesmente movendo a cabeça.

7 – Jogo escondido
Desde o Android 2.3 Gingerbread, o Google coloca em cada dispositivo Android uma pequena surpresa para os usuários, que não é tão fácil assim de encontrar. Mas, a gente te conta como encontrar: vá em Configurações/Sobre o telefone/Informações de Software. Encontre “Versão do Android” e pressione várias vezes, repetidamente. Então aparecerá uma tela com um pequeno Marshmallow, pressione várias vezes e o jogo será aberto. Será que você consegue encontrar?

Então pessoal, vocês já conheciam todas as possibilidades? Conhecem outras? Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!
Leia mais...

O que acontece se você engatar a ré com o carro em movimento?

Qual motorista, que gosta de dirigir, nunca teve a curiosidade de saber qual a sensação de puxar o frio de mão com o carro em movimento? Ou dar um salto de um lado a outro de um penhasco? E de entrar com o carro em um lago para ver o que acontece? Pois bem, se você não é uma dessas pessoas, saiba que tem muita gente que já se imaginou fazendo esse tipo de coisa.
Porém (!) existem algumas coisas em nossas vidas, também conhecidas como: realidade, sensatez, responsabilidade, medo, etc. Coisas essas que nos impedem de fazer loucuras, sejam quais foram. Precisamos lembrar que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter.
Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem. A primeira coisa que podemos dizer é, se você estiver dirigindo e, acidentalmente, acionar a marcha-ré, não entre em pânico. Para que seja possível melhor compreensão, o mecanismo de marcha ré, em qualquer carro com transmissão manual é simples.
Basicamente, “Existe uma árvore que recebe movimento do motor e que possui uma engrenagem usada para a marcha ré. Existe uma outra árvore que aciona as rodas e que também possui uma engrenagem para esse fim. Para fazer a marcha ré, uma terceira engrenagem é literalmente empurrada entre aquelas duas engrenagens, ficando tudo engrenado.
Essa terceira engrenagem faz a árvore que leva movimento às rodas inverter seu sentido de rotação, resultando no veículo dar ré.” Com isso, podemos concluir que, uma vez acionada, a ré com o carro em movimento, ela não poderá se posicionar entre as duas engrenagens, fazendo com que uma gire rapidamente em direção contrária a outra. Isso ocasionará em um alto barulho – além do que, você também irá sentir na alavanca do câmbio – arranhando.
Que será causado pelos dentes das engrenagens indo um contra o outro. Como não existe a possibilidade de engrenagem da marcha ré, nada grave irá acontecer. O câmbio não irá explodir, nem o carro começara a andar de ré pela rua como nos desenhos animados.
Em teoria, só é possível engatar a ré quando o carro está parado. Porém, “alguns modelos possuem sincronizador de marcha ré e é possível engatá-la com o veículo andando para frente, mas em velocidade muito baixa, abaixo de 5 km/h. Acima dessa velocidade o sincronizador não dará conta e haverá o mesmo ruído de arranhar e a ré não se engrenará de modo algum também.”
No caso dos carros automáticos, se o veículo estiver em movimento, e você tentar engatar a ré, nada acontecerá. A não ser que esteja em uma velocidade muito baixa, como é o caso da caixa de câmbio manual. Isso acontece porque o sistema interno é programado para evitar esse tipo de incidente.
Nesse vídeo você pode conferir um teste feito pelo canal AutoVlog. Com um carro automático. Você perceberá que nada irá acontecer.
Então pessoal, o que acharam dessa matéria? Encontraram algum erro? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!
Leia mais...