Pegue um vaso grande de barro e coloque um outro vaso menor dentro deste. Preencha o espaço entre os dois vasos com areia molhada e tampe o sistema com um pano úmido, coloque dentro do vaso menor o que deseja armazenar e pronto.
Foi assim que um professor nigeriano, Mohammed Bah Abba, construiu uma geladeira simples e que não precisa de eletricidade e ganhou $75.000.
Fisicamente falando o sistema de refrigeração utiliza um processo conhecido como refrigeramento por evaporação onde ao evaporar (lembre-se que a evaporação é um processo endotérmico) a molécula de água rouba calor da sua redondeza e resfria o ambiente. A única exigência é que o “refrigerador” fique num ambiente ventilado e seco para permitir uma evaporação mais eficiente.
Este sistema de refrigeração é usado pelo nosso organismo no processo de transpiração, ou seja, quando nossa temperatura corpórea sobe para além do limite tolerado nosso organismo secreta um líquido (suor) cujo objetivo principal é o auto-resfriamento.
Uma outra aplicação para o fenômeno é no resfriamento de ambientes, considerando que a água pode ser reaproveitada para resfriar um ambiente e a eletricidade gasta pelo condicionador de ar não, essa é uma boa alternativa…
Nenhum comentário:
Postar um comentário