Quando se trata de beleza, cada pessoa possui preferências particulares. De qualquer maneira, essas preferências seguem um padrão de beleza que é comum a toda uma sociedade. E claro, existem questões históricas, sociais, financeiras, particularidades de etnia, etc.
Sendo assim, nós aqui da redação da Fatos Desconhecidos selecionamos uma listinha com 10 coisas que você não vai acreditar que são consideradas atraentes em outros países. Caso tenha mais interesse no assunto, você também pode conferir algumas outras matérias, como:
12 imagens que mostram que a beleza está em todas as etnias; 11 imagens que revelam como o padrão de beleza masculina mudou nos últimos 100 anos; Essa fotografa registrou a beleza das mulheres de 28 países diferentes; 10 imagens que mostram que a beleza das pessoas albinas é encantadora.
1 – Monocelhas
Em algumas regiões do Tajiquistão a monocelha é considerada um sinal de beleza feminina. Se a natureza não concedeu a uma mulher essa característica (tão) desejável, ela pode optar por aplicar maquiagem preta, para unir as sobrancelhas. Essas pessoas acreditam que as sobrancelhas unidas são um sinal de que a pessoa terá uma vida feliz.
2 – Lábios esticados
Na tribo Mursi, na Etiópia, as meninas aprendem a esticar a pele de seus lábios inferiores, usando um tipo de disco – no brasil seria o equivalente a “alargadores”, aqui, mais usado nas orelhas. Quanto maior o disco maior o status social da mulher e maior o dote que tem que ser pago antes do casamento.
Mas, é claro, essa característica não é à toa, para o povo Mursi, espíritos malignos entram no corpo de uma pessoa através da boca, por isso o disco é usado como proteção. Outra versão, conta que os Mursi começaram a fazer isso para evitar que suas mulheres fossem levadas para serem escravizadas.
3 – Pescoço alongado
Uma das regiões do leste da Birmânia tem sido chamado de “país das mulheres girafa”. Esse nome se refere ao povo Kayan, cujas mulheres usam anéis de latão em torno de seus pescoços. Acredita-se que quanto mais longo o pescoço da mulher, mais bonita elas são. De acordo com a lenda, esses anéis são usados para proteger as mulheres Kayan de tigres, embora na realidade seja apenas uma maneiras de expressar sua identidade tribal.
4 – Testa larga
5 – Pele pálida
Em muitas partes da Ásia, mas em especial na China e na Tailândia, a pele pálida é considerada um atributo de ouro da beleza feminina. Se você entrar em alguma loja em busca de creme facial é praticamente improvável encontrar algum produto que não tenha em sua composição elementos branqueadores.
Inclusive para os homens, como por exemplo os cremes pós-barba. Muitos chineses se recusam a ir à praia sem máscaras, porque querem proteger sua pele dos efeitos do sol. Além disso, as mulheres chinesas e tailandesas consideram loucas as pessoas que frequentam salões de bronzeamento.
6 – Curativos cirúrgicos no rosto
O Irã é a capital da rinoplastia. Apesar do elevado preço do procedimento, muitos homens e mulheres estão dispostos a pagar qualquer preço para terem um nariz reto, que e visto como um símbolo de beleza e de certo status social. Mas isso, de longe é a coisa mais estranha que pode ser encontrada. Lá, uma pessoa pode simplesmente andar com um curativo cirúrgico no nariz, para fazerem as pessoas acreditarem que acabaram de passar por uma cirurgia. E sim, isso chama muito a atenção.
7 – Excesso de peso
Na Mauritânia as mulheres magras não tem qualquer chance de conseguir um bom casamento. Isso porque o padrão de beleza é como nos primórdios da humanidade, mulheres fartas. Para garantir que as meninas obtenham as dimensões desejadas, seus pais as enviam para “fazendas” especiais, onde podem chegar a comer 16 mil calorias por dia (o normal é 1.500). Infelizmente, por causa dessa tradição, muitas mulheres desenvolvem doenças relacionadas a obesidade.
8 – Rosto em formato coração
Na Coréia do Sul, a cirurgia plástica não é apenas generalizada, mas considerada algo extremamente normal. Nas principais cidades você encontrará propagandas espalhadas por todos os cantos, convencendo as pessoas a melhorarem sua aparência.
Possuir um rosto em forma de coração é visto como uma das principais característica de beleza. Para chegar a esse resultado, muitos coreanos passam por drásticas cirurgias. Geralmente envolvendo a quebra do osso da mandíbula em 3 pedaços, removendo a parte central e unindo as laterais, para que se tenha um queixo mais pontudo. Em seguida, os ângulos do novo queixo são suavizados.
9 – Escarificação
Habitantes da Nova Guiné e países da África ainda marcam seus corpos com padrões e numerosas cicatrizes artísticas. As cicatrizes geralmente são dadas aos homens durante uma cerimônia de iniciação, enquanto para as mulheres essas marcas são consideradas característica de beleza.
10 – Dentes tortos
Em países ocidentais, uma linha reta é considerada a definição do perfeito, isso vale para os dentes, que formam um sorriso perfeito, ou não. Mas, no Japão, as coisas são opostas, essa característica é chamada yaeba, que significa dentes tortos. Existem tratamentos odontológicos para deixar as pessoas com os dentes tortos.
Então pessoal, o que vocês acharam dessas características de beleza? Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário